agenda

 

banner prestacao contas

  

VIIAssembleia Distico

Dê a sua opinião

Como achou o trabalho do Tribunal de Contas no ano de 2015

Excelente - 7.1%
Bom - 25%
Razoável - 10.7%
Mau - 14.3%
Sem opinião - 42.9%

Total de votos: 28
A votação para esta enqueta já encerrou em: 30 Jun. 2016 - 00:00

Governo entrega Proposta de Lei do Tribunal de Contas ao Parlamento

O Governo entregou ontem ao Parlamento a proposta de lei que Regula a Organização, a Composição, a Competência e o Funcionamento do Tribunal de Contas (TC), para o agendamento e debate em plenária.

Com esta proposta de lei, o Governo quer, em primeiro lugar, alargar o âmbito de intervenção do Tribunal de Contas, permitir que faça a fiscalização prévia, sucessiva e concomitante, penalizar os prevaricadores e garantir a transparência absoluta na gestão dos recursos públicos. Inclusive, o Ministro das Finanças, Olavo Correia, vem sublinhando, em várias comunicações feitas ao país, de que com esta lei, o Governo quer “também dotar o TC de um quadro de organização que seja capaz de responder a essas necessidades e que faça o controlo, em tempo real, de tudo aquilo que tem a ver com a gestão das despesas públicas”.

A par disto, o Governo também vai investir a nível institucional e organizacional para que o TC possa responder cabalmente todas as necessidades que existem e que cabem dentro do perímetro da sua competência.

A alteração da lei do Tribunal de Contas (TC) constitui um ganho importante para o país, por isso o Governo está confiante de que a proposta vai merecer especial atenção das diferentes bancadas parlamentares, no debate previsto em junho próximo.

Importa lembrar que, na mesma linha e no quadro da Transparência e da Boa Governação, o Governo de Cabo Verde está a trabalhar num conjunto de outras iniciativas, que vão trazer mais dinâmica ao país, nomeadamente, a nova lei de Enquadramento Orçamental, a nova Lei quadro da Dívida Pública, a alteração da lei que regula o Sistema Nacional de Estatísticas, a criação de um Conselho de Finanças Públicas, igualmente, alteração de alguns aspetos da Lei Orgânica do Banco de Cabo Verde, visando o reforço do Quadro Institucional.

Fonte: MF

 ENDEREÇO
     Avenida da Liberdade e Democracia
     Prédio da Diocesana Center,
     2º e 3º Piso,
     Achada Santo Antonio
     -Praia Cabo Verde 
     C.P:126
 
 
 CONTACTOS
     Tel:+238 2623552 / 2626488  /2626490 / 2626491
     Fax:+238 2623551
     
     email:tcontascaboverde@tcontas.gov.cv