Passar para o conteúdo principal

O Tribunal de Contas de Cabo Verde fez o lançamento, hoje, dia 15 de dezembro de 2023, do seu novo website (www.tribunalcontas.cv). 

O evento que contou com a presença do Gestor do projeto PRO-PALOP TL fase III, Dr. Ricardo Godinho Gomes, na qualidade de entidade financiadora, do Eng.º Andrea Musco, o prestador de serviço e os dirigentes e demais funcionários do TCCV, 

Na sua intervenção o Dr. João da Cruz Silva, Presidente do tribunal de Contas agradeceu ao projeto PRO-PALOP TL fase III, ao Eng.º Pedro Gomes, que ajudou a desenhar este novo website e ao Eng.º Andrea Musco, enquanto prestador de serviço.    

Referiu o Presidente que o resultado do trabalho compensou o esforço feito, a bem do Tribunal de Contas e a bem dos cidadãos que queiram acompanhar as atividades desta Instituição.

Realçou ainda que o novo website é uma ferramenta que deve orgulhar a todos porque trouxe funcionalidades que reforçam o grau de transparência das atividades, funcionalidades essas que concorrem com qualquer ISC da CPLP. 

Ficam assim à disposição do público um novo website, com as seguintes valências: 

  • A sua ligação com o SITC- Sistema Integrado do Tribunal de Contas que fornece informações em tempo real [volume de recursos fiscalizados, contas prestadas, processos decididos na fiscalização previa, julgamentos de efetivação de responsabilidades financeiras]; 

  • Melhoria da relação do Tribunal de Contas com as demais instituições públicas, setor privado e o cidadão em geral;  

  • Acesso fácil e rápido aos serviços de prestação de contas eletrónicas e aos serviços desmaterializados de fiscalização prévia, bem como a consulta do estado do processo por cada interessado, e ainda a consulta das decisões do Tribunal;

  • Disponibilização do Canal para denúncias, onde qualquer interessado anonimamente ou de forma aberta pode auxiliar o Tribunal de Contas na fiscalização da gestão das finanças públicas, apresentando, diretamente todos os factos que devem ser investigados. 

  • Disponibilização do Canal para sugestões do cidadão; 

  • Acesso ao Boletim Informativo para conhecer as atividades desenvolvidas pelo Tribunal; 

  • Acesso ao E-mail Marketing para conhecer as orientações do Tribunal de forma simplificada; 

  • Acesso às notícias mais recentes do Tribunal;  

  • Acesso à Revista Eletrônica do Tribunal de Contas, com artigos de interesse, para a qual são convidamos os juízes, auditores, académicos e outros interessados que queiram colaborar;

  • Acesso fácil à jurisprudência desta ISC;

E por fim a ligação fácil às ISC da CPLP às Instituições regionais de controlo e à INTOSAI;   

Reiterou para terminar o agradecimento ao PRO-PALOP TL fase III, e todos os presentes, e desejou uma boa utilização do website a todos e que tirem dele o melhor proveito possível.