agenda

 

Dê a sua opinião

Como achou o trabalho do Tribunal de Contas no ano de 2018

Técnicos do Ministério das Finanças apresentaram o SIGOF/E-GOV aos Juízes Conselheiros e Auditores do Tribunal de Contas

A solicitação do Tribunal de Contas, técnicos do Ministério das Finanças apresentou a ferramenta SIGOF aos Juízes Conselheiros e Auditores do Tribunal de Contas.

O SIGOF-Sistema Integrado de Gestão Orçamental e Financeira - é o instrumento de excelência no que respeita à gestão financeira do Estado de Cabo Verde e tem como objetivos principais o controlo orçamental, a gestão das despesas e das receitas.

 

Refira-se que a introdução, desde 2002, do SIGOF pelo Núcleo Operacional da Sociedade de Informação – NOSI, o mesmo permitiu, através da integração, agregação funcional, orgânica e tecnológica uma considerável melhoria na gestão financeira do Estado. O sistema permite, entre outros, a sistematização das operações de programação, a avaliação dos recursos públicos, a adoção de procedimentos adequados para o registo, documentação e informação sobre todos os atos de gestão financeira, o controlo e a apresentação de contas, de forma célere e transparente.

 

O SIGOF surgiu como resultado do processo de Reforma da Administração Financeira do Estado e começou por ser uma aplicação para definição e execução orçamental a nível da Administração Central. A consolidação de diferentes componentes viabilizou a sua utilização a nível de qualquer unidade orgânica do Estado.

 

É atualmente o instrumento de preparação, execução e acompanhamento do Orçamento do Estado (OE) a todos os níveis – Poder Central, Poder Local e Fundos e Serviços Autónomos. Incorpora um sistema único de cobrança (SUC) e uma interface de atendimento ao cidadão para colmatar a inexistência de aplicações específicas de prestação de serviços. Inclui aplicações para: Gestão Orçamental; Gestão de Tesouraria; Gestão de projetos de Investimento; “Procurement”; “Monitoring e Evaluation”; Gestão Patrimonial; Pagamentos Electrónicos; Gestão de Recursos Humanos; Processamento de salários; Gestão de Receitas; Imposto Único sobre Rendimento (IUR); Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA).

 

Por ser uma ferramenta “Web-oriented”, congrega a participação de forma descentralizada de todas as instituições do Estado, nas várias etapas da gestão orçamental e financeira do Estado.

 

Como principais motivos para a empowerment da solução pelos setores deve-se destacar a rede instalada em todas as instituições envolvidas no processo e a identificação com as mais-valias do sistema.

 ENDEREÇO
     Avenida da Liberdade e Democracia
     Prédio da Diocesana Center,
     2º e 3º Piso,
     Achada Santo Antonio
     -Praia Cabo Verde 
     C.P:126
 
 
 CONTACTOS
     Tel:+238 2623552 / 2626488  /2626490 / 2626491
     Fax:+238 2623551
     
     email:tcontascaboverde@tcontas.gov.cv