Passar para o conteúdo principal

O referido workshop de Consolidação da Auditoria Coordenada em Áreas Protegidas, organizado pela OISC/CPLP – Organização das Instituições Superiores de Controlo dos países de Língua Oficial Portuguesa,  a decorrer na Praia de 11 a 15 de setembro de 2023, é uma reunião técnica que visa promover o encontro entre a equipe coordenadora do Tribunal de Contas da União do Brasil (TCU-Brasil) e os membros das equipes de auditoria das seis Instituições Superiores de Controle participantes da 3ª edição da Auditoria Coordenada em Áreas Protegidas: os Tribunais de Contas de Angola, de Cabo Verde, da Guiné-Bissau, de São Tomé e Príncipe, o Tribunal Administrativo de Moçambique e a Câmara de Contas do Timor-Leste.
O workshop terá duração de cinco dias úteis, ocorrendo de segunda a sexta-feira, na Cidade da Praia, Cabo Verde. O evento conta com o apoio do Tribunal de Contas de Cabo Verde, do Programa para a Consolidação da Governação Económica e Sistemas de Gestão das Finanças Públicas (SGFP) nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (Pro PALOP-TL ISC Fase III) e da cooperação Alemã em Moçambique (GIZ-Moçambique).
Durante o workshop, serão realizadas diversas atividades com o objetivo de consolidar os resultados obtidos na auditoria coordenada. O calendário contempla reuniões de alinhamento entre as equipes envolvidas, palestras ministradas por especialistas em temáticas ambientais, apresentação dos resultados do Índice de Implementação e Gestão de Áreas Protegidas (INDIMAPA), trabalhos em grupo para discussão da proposta de sumário executivo e apresentação individual das equipes de auditoria sobre os resultados de seus trabalhos.
A iniciativa visa fortalecer a cooperação internacional, promover o controle externo na área ambiental no âmbito da OISC-CPLP e contribuir para a melhoria da implementação e gestão das áreas protegidas nos países envolvidos, promovendo a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade ambiental.