Passar para o conteúdo principal

A Delegação do Tribunal de Contas da Guiné Bissau (TCGB), composta por três Técnicos informáticos, na semana de 24 a 28 de outubro, visitou o Tribunal de Contas de Cabo Verde, no âmbito das relações de cooperação e de amizade estabelecidas há anos entre as duas instituições congéneres, reforçada ainda, com o Protocolo de Cooperação e de Assistência Técnica celebrado em junho de 2019.

A referida visita visou a partilha de experiências nas áreas da infraestrutura tecnológica, planeamento e organização do Tribunal de Contas de Cabo Verde.

A Delegação do TCGB queria conhecer in loco, o Sistema integrado do Tribunal de Contas (SITC), que permite a submissão eletrónica dos processos de fiscalização prévia e sucessiva das entidades sujeitas à jurisdição do Tribunal de Contas, o qual, encontra-se operacional desde o dia 02 de janeiro de 2021 e tem servido de exemplo aos Tribunais Congéneres, na medida em que visa a desmaterialização dos processos, redução de custos e maior transparência das finanças públicas.

A estrutura orgânica, planeamento, e organização do TCCV, são tópicos que também estiveram no plano de trabalho da Delegação.

À margem desta ação de cooperação, foi também realizada uma visita às instalações do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação E.P.E, onde conheceu-se o funcionamento do Data Center do Estado de Cabo Verde, a estrutura organizacional e funcional daquela instituição, bem assim, as diferentes plataformas utilizadas na conceção e desenvolvimento de aplicações da Governação Digital.